Número de animais abandonados alcança uma estatística alarmante
Hoje celebra-se o Dia Mundial dos animais de rua. A data foi lançada por organizações holandesas como uma forma de ajudar a diminuir o número de animais abandonados. Apesar de não ser uma data oficial, diversas organizações ao redor do mundo aproveitam para chamar atenção aos cerca de 600 milhões de animais de rua do planeta.
Cães e gatos de rua não fizeram essa escolha. Eles foram abandonados pelos donos, nasceram nas ruas ou simplesmente se perderam. Frequentemente, ficam mal alimentados, sofrem de calor ou frio extremo e de doenças. São perseguidos por pessoas hostis e violentas. Eles não criaram sua situação, mas têm que viver com ela – ou, como é mais comum, irão morrer com ela.
Mais de três milhões de animais foram abandonados no estado do RJ, em 2023. Especialista em cães e veterinários, apontam os vira-latas em geral como os mais abandonados, sendo os de pelagem preta os mais afetados. Ela afirma também que os cães de pelagem preta enfrentam maiores dificuldades para serem adotados devido a estigmas e preconceitos associados à sua cor.
“Esse dado é absurdo, imoral e inaceitável e apenas com uma sociedade mais consciente seremos capazes de mudar essa realidade. O dia de hoje não é de comemoração, mas de grande convite à reflexão. Vamos juntos nesse combate?” – Dputado estadual Wellington José.
A esterilização de animais de estimação, mais comumente conhecida como castração, é amplamente recomendada por veterinários e profissionais da saúde animal e seria uma forma de diminuir esse númeo alarmante de animais abandonados. Essa procedimento tem uma variedade de benefícios tanto para os pets quanto para a sociedade.
Benefícios da Castração:
- Saúde: Reduz o risco de certos tipos de cânceres, como câncer de mama em fêmeas e câncer testicular em machos.
- Comportamento: Pode tornar os animais de estimação menos agressivos e menos propensos a marcar território ou fugir em busca de acasalamento.
- Superpopulação: Ajuda a controlar o número de animais de estimação sem lar, o que é uma questão crítica em muitas comunidades.
- Longevidade: Estudos indicam que animais castrados tendem a viver mais, em parte devido à prevenção de doenças relacionadas ao sistema reprodutivo.
A castração é considerada uma solução responsável, ajudando a prevenir nascimentos não planejados que podem resultar em uma sobrecarga dos abrigos de animais e nas ruas. Ao reduzir o número de animais que precisam de uma casa, a castração também contribui para a diminuição do abandono.
É importante consultar um veterinário de confiança para obter conselhos sobre o momento ideal para castrar seu animal de estimação, já que pode variar dependendo da espécie, raça e necessidades individuais de cada animal.
Publicar comentário